martes, 13 de octubre de 2009

"Minha experiência no Zen Budo"

Comecei a treinar Zen Budo em julho de 2008. Já conhecia alguns poucos movimentos do Aikido, que tinha aprendido com o próprio criador do Zen Budo, Dr. Austro Queiroz.
Como sempre quis praticar alguma arte marcial, me senti bem com esta prática. Embora ela não seja exatamente uma arte marcial, mas sim uma meditação física oriunda de uma arte marcial, o Aikido.
Isto significa que os movimentos básicos do Aikido estão presentes, como base para o trabalho físico.
Este trabalho físico é conjugado com a meditação, que no Zen Budo é feita a partir de Mestres, durante o treino físico.
Do início até agora, tenho trabalhado com três Mestres.
Primeiro, o Mestre da Limitação Mental, que é o primeiro. O mais importante pra mim aqui foi o trabalho de aceitação da limitação, pois sem isso não há caminho pra expansão. Na verdade, este trabalho é contínuo, pois a limitação gera raiva em qualquer um. Daí o Princípio da Descontração ser fundamental para se chegar a esta aceitação.
A conseqüência do avanço nesse sentido me levou ao Segundo Mestre, o da Gravidade, que é a aceitação de estar encarnado. Para isso, também é preciso se descontrair, para poder sentir-se encarnado no corpo físico, e deixar a gravidade fazer o seu trabalho de puxar as tensões para o interior da terra.
Com esse trabalho, houve uma melhora da respiração, que foi naturalmente levada ao baixo-ventre, e foi quando comecei a trabalhar com o Mestre da Força da Respiração.
No momento, estou trabalhando com estes três Mestres em conjunto, pois ao passar de um Mestre a outro, fazemos uma agregação de ambos na consciência.
Na realidade, todos os 7 Mestres estão presentes sempre, a questão é o quanto estamos conscientes de cada um deles durante o treino.
Como o avanço é feito de maneira natural e gradual, continuo trabalhando com os três primeiros Mestres do Zen Budo.
Embora haja um tempo mínimo de três meses recomendado para trabalhar com cada Mestre, antes que um novo Mestre seja conscientizado, isto não significa nem abandonar o Mestre anterior nem passar a um Mestre seguinte sem ter chegado a esta consciência naturalmente.
Treino há quinze meses, e ainda estou nos três primeiros Mestres. Aliás, aceitar esta limitação faz parte deste trabalho. Em termos de graduação, sou um principiante.
Gentil Saraiva Jr

No hay comentarios:

Publicar un comentario