viernes, 14 de mayo de 2010

Minha experiência com os Mestres do Zen Budo

Há uma recomendação do conceptor do Zen Budo de que precisamos fazer um treinamento de pelo menos três meses com cada Mestre ou Princípio, para podermos ter tempo de internalizar a idéia de cada um e poder aprender a sentir a presença de cada Princípio na prática.

Além disso, a cada três meses de treino, ao passar de um Mestre ao seguinte, isso não significa que abandonamos o Princípio anterior. Muito pelo contrário, passamos a trabalhar com todos os Mestres em sincronia.

Assim, relato o que me ocorreu: como tudo é relativo, e cada um tem seu tempo de evolução no Zen Budo, eu precisei na verdade de quase dois anos trabalhando dentro dos princípios mestres do Zen Budo para chegar a uma consciência mais nítida de alguns Mestres.

Necessariamente, comecei pelo Mestre da Limitação, que é o primeiro, ao me dar conta que toda reação de boicote a mim mesmo, ou de raiva, ou de ódio, ou contrariedade, falta de vontade, desatenção, tudo poderia ser resumido por uma única palavra: rebeldia. E a rebeldia é a tônica do Princípio Mestre da Limitação.

Ou seja, ao ter consciência de toda essa rebeldia interna, também me dei conta que eu precisava me deixar guiar por ela para poder vê-la em tudo que ela tem a me mostrar de mim mesmo, e isso só foi possível porque me deixei guiar pelo Princípio Mestre da Limitação.

Ao aceitar ser guiado por este Princípio, eu me descontraí, pois ele mesmo foi me mostrando o que preciso fazer para aumentar a descontração.

Depois de chegar nessa consciência, no treino seguinte alcancei a consciência do segundo Princípio Mestre, o da Gravidade, pois ao estar mais relaxado mentalmente, consegui estar mais encarnado no meu corpo, saindo mais da mente, que relaxou sua tensão.

Deste modo, consegui sentir o movimento do meu esqueleto, deixando todo o peso do corpo ser carregado por ele, e não pela tensão muscular.

E foi aí que percebi, isto é, constatei em mim mesmo, que é a tensão mental que cria a tensão muscular, forçando os músculos a fazer um trabalho que não é o deles, que é o de suportar todo o peso do corpo.

Com isso, já estou conseguindo também trabalhar com o terceiro Princípio Mestre, o da Força, que é a Força da Respiração. Ou seja, aumentando o relaxamento, aumentou a encarnação e a liberação da respiração, que adquiriu um ritmo mais natural.

É claro que tenho consciência que este é apenas um começo, e que isso só foi possível por eu estar treinando regularmente há quase dois anos. E que preciso continuar treinando da mesma forma, ou mais até, para poder evoluir nesse aprendizado de me deixar guiar pelos Princípios Mestres do Zen Budo.

Abraço a todos,

Gentil

No hay comentarios:

Publicar un comentario